5 de julho de 2010

RESUMO DE ARBITRAGEM


Pontuação:

Queda: 2 pts. - (3 segundos)

*a qualquer momento um grappler sai da posição neutra e vai para o controle por cima

Projeção de Baixa Amplitude: 3 pts.- (3 segundos)

*deve ser uma pegada na parte superior do tronco, começando na posição neutra

Projeção de Alta Amplitude: 5 pts. - (3 segundos)

*deve ser uma pegada na parte superior do tronco e atender o critério de grande amplitude

Imobilização Lateral: 3 pts. - (3 segundos)

Montada Completa: 4 pts. - (3 segundos)

Montada Pelas Costas: 5 pts. - (3 segundos)

Escapada:1 pt.

Inversão:2 pts. - (3 segundos)

*a qualquer momento um grappler sai de baixo e vai para cima controlando a posição

Marca de vantagem em finalizar: ação em Primeira Escolha no tempo extra


Posições de Início:
Posição Neutra



Reinício de Guarda Aberta (indo para fora dos limites do tapete, somente na posição de Controle Dominante)



Reinício com Controle Dominante - lateral (indo para fora dos limites do tapete ou parando em domínio lateral ou montada)



Reinício com Controle nas Costas (indo para fora dos limites do tapete ou interrompendo a luta quando se está montado pelas costas)


Passividade:

É dever do grappler: manter a ação na luta através da busca contínua por uma posição de superioridade ou finalizar o seu oponente e ter uma intenção honesta de manter o combate nos limites do tapete. Quando o árbitro perceber que um dos grapplers está passivo ou imóvel, ele deve estimular o(a) grappler por comando verbal ("Open Red/Blue") sem interromper a luta. Se o grappler permanecer passivo, após o aviso verbal ter sido dado, o árbitro deve indicar a passividade do mesmo levantando o braço com a cor referente ao atleta, parar a luta, e dar um aviso a ele(a). Todos os avisos devem ser anotados na folha de pontuação.
1° ------- Atenção
2° ------- 1 ponto (+ escolha da posição: neutra, acima/abaixo reinício de guarda aberta)
3° ------- 2 ponto (+ escolha da posição: neutra, acima/abaixo reinício de guarda aberta)
4° ------- Desclassificado

Técnicas Ilegais

- Batidas e arremessadas. Em nenhum momento um grappler pode, intencionalmente, bater ou arremessar o (a) seu(ua) oponente no tapete. Nenhuma batida ao solo na intenção em defender alguma finalização será tolerada.
- Puxar dedos e manipulação de pequenas articulações. Um grappler deve atacar no mínimo, 4 dedos.
- Chave de pulso ("mão de vaca"), aplicável apenas com um mão.
- Chave de calcanhar
- Intenção em quebrar ossos ou articulações.
- Se jogar de costas ao solo, quando os grapplers estiverem em pé e um deles no controle nas costas.
- Tesourada com as pernas apartir da posição em pé, atacando-se apartir de uma perna.
- Combinação de chaves/quedas.

Catch:

O árbitro tem autonomia total para anunciar uma finalização se ele achar necessário. Se ele achar que o lutador não está se defendendo de maneira inteligente ou está em perigo eminente, o árbitro pode anunciar a finalização para proteção do atleta. Catches terão maior frequência nas disputas entre os lutadores mais novos. Qualquer batida ou arremesso de seu oponente tirando seu equilíbrio durante a tentativa de uma finalização, resultará em catch.

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