21 de dezembro de 2009

Catch Wrestling, Judo e o MMA

Catch wrestling foi um dos 2 estilos envolvidos em uma das primeiras disputas de estilos de artes marciais entre culturas no séc. 20; que ocorreu entre o lutador americano
e o Japonês Tokugoro Ito, faixa preta de Judô de 5º grau.

A disputa em 1914 foi entre 2 dos maiores representantes de seus estilos. Ad Santel era o campeão de catch wrestling na categoria de peso-pesado enquanto que Tokugoro Ito era o campeão mundial de Judô. Santel derrotou Ito e se auto-proclamou campeão mundial de Judô. A resposta do Kodokan de Jigoro Kano (sim, ele mesmo, o pai do Judô) foi rápida e veio em forma de outro desafio, o faixa preta de 4º grau - Daisuke Sakai. Mas Santel derrotou o representante do Judô de Kodokan.

Kodokan tentou parar o lendário lutador mandando homens como o faixa preta de 5º grau - Reijiro Nagata (que foi derrotado por Santel por nocaute técnico). Santel também derrotou o faixa preta de 5º grau Hikoo Shoji. As disputas acabariam, após Santel, que ainda não sentido o gosto da derrota pra um representante do Kodokan, desistir de reclamar o título de campeão mundial de Judô em 1921 para seguir uma carreira de lutador profissional em tempo integral.

No Japão, o impacto destas perfomances foi imenso. Os japonêses ficaram fascinados com o estilo de wrestling europeu e muitos japoneses viajaram à europa ou para participar nos torneios ou para aprender catch wrestling nas escolas européias.

Karl Gotch, lendário lutador e aluno da escola "Snake Pit" de Billy Riley, ensinou catch wrestling para lutadores profissionais japonesses no anos 70. Seu alunos famosos são Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama (o lendário Máscara de Tigro) e Yoshiaki Fujiwara.

Em 1976, um destes lutadores profissionais, Antonio Inoki, começou a apresentar um série de disputas entre os campeões de vários estilos de wrestling. Isso resultou num popularidade sem precentes de distputas entre estilos de wrestling no Japão. Suas disputas mostravam golpes de catch wrestling como Sleeper hold, Cross arm breaker, Seated armbar, Indian deathlock e Keylock.

Os alunos de Karl Gotch formaram a Federação Universal de Wrestling (Universal Wrestling Federation) no japão em 1984. O movimento da UWF foi liderado pelos lutadores de catch wrestling e originou o "boom" da MMA (artes marciais mistas) no Japão. Catch wrestling forma a base dos estilos de wrestling japonês como o shoot wrestling (que incorpora movimentos realistas, como pegadas de submissão, chutes de kickboxe, etc).

Nota: São numerosos os lutadores profissionais que têm ligações como catch wrestling. Como o Kazushi Sakuraba, que treinou na escola who Snake Pit, outros conhecidos são Masa Funaki and Ken Shamrock, ambos treinaram com Karl Gotch e Yoshiaki Fujiwara. Ainda há outros famosos com ligação ao estilo como Josh Barnett, Frank Shamrock, Kiyoshi Tamura e Erik Paulson. E a lista não para, muitos pioneiros das MMA como Antonio Inoki, Gene LeBell e até Bruce Lee já estudou Catch Wrestling.

Mitsuyo Maeda (Conde Koma) treinava muito catch wrestling. Maeda foi o professor original da lendária família Gracie, que futuramente desenvolveu o Jiu-Jitsu Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário